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Vou compartilhar com vocês o texto publicado pelo Jornal Estado de Minas, no dia 26 de novembro de 2010. Um texto escrito pelo Ubiraney de Figueiredo Silva, Diretor de Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Santa Luzia e presidente do Circuito Turístico do Ouro (ACO).
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Vamos nos antenar nas oportunidades do Turismo!!! Aproveitem!!!
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A atividade turística oferece em seu entorno uma série gigantesca de oportunidades. As vertentes de atuação se desdobram diante de nós e, se observarmos atentamente, veremos que os caminhos possíveis realmente são diversos. O processo de desenvolvimento destes setores está intimamente ligado ao ímpeto de dedicação e dos investimentos voltados a este fim por parte de suas lideranças, ou seja, os investidores. É neles que está a possibilidade e a garantia de resultados, naturalmente que aliados a demais fatores provocados por outros agentes da cadeia produtiva do setor, entre eles o poder público e a eficiência de suas políticas. A lógica do poder público como mola propulsora de resultados no setor turístico nos municípios deve ser analisada de maneira sóbria, lembrando que o papel importante das comunidades, especialmente das camadas empreendedoras, não pode ser desconsiderado.
A garantia da funcionalidade dos serviços públicos, da infraestrutura nas cidades e a implementação de ações que fomentem e que garantam a movimentação do conhecimento em torno da atividade turística é função clara dos órgãos públicos. Isto se dá através das políticas públicas eficientes, da mobilização e sensibilização de comunidades, do envolvimento da comunidade escolar e naturalmente do uso indispensável de recursos que garantam estas ações estruturadas nos municípios. A comunidade empreendedora, por sua vez, precisa se antenar e ir mais além. Não basta garantir a abertura dos empreendimentos, muni-los de equipamentos fins, capacitar a sua mão de obra e aguardar simplesmente a chegada de resultados. O maior investimento talvez seja aquele que não envolve diretamente os recursos financeiros e sim a dedicação cidadã de ocupar assentos nos conselhos municipais, de participar das discussões sobre a atividade em sua praça, de gerar conhecimento em torno da atividade e de se oferecer definitivamente como instrumento, como ferramenta de desenvolvimento do turismo em seu meio.
Na atividade turística, o bom empreendedor precisa conhecer e entender inclusive os processos da gestão pública, a eficácia e modernidade das leis, reconhecer a existência e a funcionalidade da cadeia produtiva do turismo, assimilar que faz parte dela e contribuir para sua solidez. Afinal ela lhe será intensamente benéfica, caso funcione bem. Não existe ainda uma fórmula para o sucesso de nenhuma atividade calcada no turismo para os bons resultados, mas sem dúvida existe uma lógica clara de que o envolvimento, a clareza e o preparo destes agentes pode sim antecipar a chegada de resultados positivos para todos os envolvidos nestes processos. A dificuldade de compreensão das comunidades para as possibilidades de desenvolvimento das cidades pela atividade turística precisa ser suplantada pela valorização das pequenas ações em torno dos fatos diários que movimentam a vida intelectual das sociedades, independente do tamanho do município ou do peso institucional que estas tenham no âmbito regional.
É importante e prático que o turismo seja assunto no dia-a-dia das cidades. O tema pode ser tratado nas escolas, na imprensa local, nas rodas empresariais, nas reuniões de jovens e assim por diante. A idéia é fazer com que a temática do turismo seja vista, lida e entendida como uma oportunidade real para ocupação de mão de obra e geração de renda. As comunidades precisam saber e acreditar no seu potencial para o turismo e se entregar a profissionalização deste setor que lida com mais de 50 segmentos no rol da prestação de serviços. Pra quem deu crédito, chegamos ao novo século e já vivenciamos a realidade da atividade turística como uma grande alternativa de desenvolvimento econômico para muitos municípios brasileiros. Porém, em muitos locais falta ainda a decisão para a organização administrativa. É inegável que as prefeituras são as principais responsáveis para o surgimento de bons resultados. Mais do que nunca, nossa hora é agora. O mercado está aí para todos aqueles que queiram se inserir profissionalmente e com muita responsabilidade, pois o turismo é lazer e diversão para quem o compra, e quem o oferece deve garantir o seu comprometimento com muito trabalho. A fórmula é só essa!
A garantia da funcionalidade dos serviços públicos, da infraestrutura nas cidades e a implementação de ações que fomentem e que garantam a movimentação do conhecimento em torno da atividade turística é função clara dos órgãos públicos. Isto se dá através das políticas públicas eficientes, da mobilização e sensibilização de comunidades, do envolvimento da comunidade escolar e naturalmente do uso indispensável de recursos que garantam estas ações estruturadas nos municípios. A comunidade empreendedora, por sua vez, precisa se antenar e ir mais além. Não basta garantir a abertura dos empreendimentos, muni-los de equipamentos fins, capacitar a sua mão de obra e aguardar simplesmente a chegada de resultados. O maior investimento talvez seja aquele que não envolve diretamente os recursos financeiros e sim a dedicação cidadã de ocupar assentos nos conselhos municipais, de participar das discussões sobre a atividade em sua praça, de gerar conhecimento em torno da atividade e de se oferecer definitivamente como instrumento, como ferramenta de desenvolvimento do turismo em seu meio.
Na atividade turística, o bom empreendedor precisa conhecer e entender inclusive os processos da gestão pública, a eficácia e modernidade das leis, reconhecer a existência e a funcionalidade da cadeia produtiva do turismo, assimilar que faz parte dela e contribuir para sua solidez. Afinal ela lhe será intensamente benéfica, caso funcione bem. Não existe ainda uma fórmula para o sucesso de nenhuma atividade calcada no turismo para os bons resultados, mas sem dúvida existe uma lógica clara de que o envolvimento, a clareza e o preparo destes agentes pode sim antecipar a chegada de resultados positivos para todos os envolvidos nestes processos. A dificuldade de compreensão das comunidades para as possibilidades de desenvolvimento das cidades pela atividade turística precisa ser suplantada pela valorização das pequenas ações em torno dos fatos diários que movimentam a vida intelectual das sociedades, independente do tamanho do município ou do peso institucional que estas tenham no âmbito regional.
É importante e prático que o turismo seja assunto no dia-a-dia das cidades. O tema pode ser tratado nas escolas, na imprensa local, nas rodas empresariais, nas reuniões de jovens e assim por diante. A idéia é fazer com que a temática do turismo seja vista, lida e entendida como uma oportunidade real para ocupação de mão de obra e geração de renda. As comunidades precisam saber e acreditar no seu potencial para o turismo e se entregar a profissionalização deste setor que lida com mais de 50 segmentos no rol da prestação de serviços. Pra quem deu crédito, chegamos ao novo século e já vivenciamos a realidade da atividade turística como uma grande alternativa de desenvolvimento econômico para muitos municípios brasileiros. Porém, em muitos locais falta ainda a decisão para a organização administrativa. É inegável que as prefeituras são as principais responsáveis para o surgimento de bons resultados. Mais do que nunca, nossa hora é agora. O mercado está aí para todos aqueles que queiram se inserir profissionalmente e com muita responsabilidade, pois o turismo é lazer e diversão para quem o compra, e quem o oferece deve garantir o seu comprometimento com muito trabalho. A fórmula é só essa!
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Fonte: Jornal Estado de Minas - 26-11-2010
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